Setor de produtos de metal aumenta geração de empregos em Nova Friburgo, segundo Firjan

13 de outubro de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Plataforma Retratos Regionais, elaborada pela Firjan, mostra que 238 novas vagas foram abertas no setor em agosto.

As indústrias que atuam no setor de produtos de metal em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, criaram 349 postos de trabalho entre os meses de julho e agosto, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O número é mais do que o dobro das vagas que foram fechadas no setor entre março e junho, que foi de -137.

Os dados forma disponibilizados na plataforma Retratos Regionais da Firjan, que traz mensalmente um recorte setorial e regional do mercado de trabalho no estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Firjan, o setor vem desempenhando papel fundamental na retomada da economia do estado. O Indicador de Retomada de Emprego mostra que, desde julho, 92,4% das 1.148 vagas perdidas entre março e junho, já foram recuperadas em todo o Rio de Janeiro.

Em termos de vagas geradas, o setor fica atrás apenas da Construção Civil, que criou mais de 4 mil postos de trabalho em dois meses.

“O Indicador de Retomada de 254,7% mostra que a indústria de produtos de metal de Nova Friburgo já superou o número de vagas perdidas no pior momento da pandemia e cria novos empregos para atender a demanda. Isso sugere que o isolamento social fez com que pedidos fossem cancelados ou adiados, o que agora reflete no aumento de produção das empresas”, diz o especialista de Estudos Econômicos, Marcio Afonso.

É o caso de uma empresa que produz cadeados e maçanetas, onde 32 vagas foram abertas nos últimos meses.

“Registramos um aumento de demanda além do esperado e, por isso, foi necessário contratar mais trabalhadores. A empresa está em regime de 24/7 e a previsão é de que os bons resultados se mantenham nos próximos meses”, explica o diretor da Haga, José Luiz Abicalil.

A plataforma mostra que, na região Centro-Norte, o saldo geral de empregos em agosto foi 229 vagas criadas no mês, mantendo evolução já vista nos últimos meses.

Dentre os doze municípios que compõe a Região Serrana, além de Nova Friburgo, somente quatro tiveram saldo positivo na criação de vagas: Cordeiro, Carmo, Duas Barras e São Sebastião do Alto.

O Comércio teve saldo de duas vagas a mais e os setores de Agropecuária e Serviços registraram mais demissões do que contratações, com menos sete e menos 54 vagas, respectivamente.

No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em agosto 5.645 vagas, com saldo positivo em 63 dos 92 municípios.

O comércio abriu 2.120 vagas e recuperou, nos meses de julho e agosto, 6,4% do que foi perdido no período mais afetado pela pandemia. Já o setor de serviços perdeu 732 postos de trabalho em agosto e ainda não iniciou o processo de retomada das contratações.

Já a agropecuária, não perdeu vagas entre março e junho, mas teve resultado negativo em julho e agosto.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada pela internet.

FONTE:
G1

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome completo

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar - Cj. 204

Telefone:
+55 11 5585.4355
+55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Tubotech 2021. All Rights Reserved.