Indústria registra maior ocupação de máquinas desde 2015

16 de novembro de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A atividade industrial no mês de setembro foi excepcionalmente forte, de acordo com a última edição da pesquisa Indicadores Industriais, da CNI – Confederação Nacional da Indústria.

As horas trabalhadas na produção subiram pelo quinto mês consecutivo e chegou a 79,4% a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que mede o quanto os equipamentos e os trabalhadores das empresas estão ocupados na produção em relação ao máximo do que pode ser produzido.

Esse índice de 79% – que não era alcançado desde junho de 2015 – mostra que a produção está a todo vapor e se recuperando da ociosidade do início do ano. Foi uma expansão praticamente global da indústria brasileira.

A pesquisa Indicadores Industriais é feita em parceria com 12 federações estaduais das indústrias, sendo que os estados pesquisados respondem por mais de 90% do produto industrial do país.

“A recuperação foi mais forte do que esperávamos, mas isso não significa que o Brasil vai voltar a crescer mais de 2% ao ano, como precisaria, para o padrão de vida no país se igualar ao dos países desenvolvidos”, adverte o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.

Outros indicadores também apresentaram resultados positivos. De acordo com a pesquisa, o faturamento aumentou 5,2% em setembro e, após cinco altas consecutivas, é igualmente o maior desde outubro de 2015.

O faturamento também supera em 12,6% o registrado em setembro de 2019, embora se apresente negativo na comparação do acumulado de janeiro a setembro: a queda no acumulado do ano é de 1,9%.

Segundo Fonseca, a recuperação da indústria está acontecendo mesmo com alguns problemas ainda verificados nas cadeias produtivas, devido à falta disseminada de insumos. O setor também continua a enfrentar dificuldades crônicas, como o alto custo de energia, provocado pelos encargos sobre a conta de luz, e o alto custo tributário.

“O grande desafio agora é voltarmos à agenda de competitividade, principalmente a da reforma tributária, para que o Brasil tenha realmente uma indústria competitiva e volte a crescer o suficiente para melhorar o nível de vida da população”, afirma Fonseca.

FONTE:
USINAGEM BRASIL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome completo

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar - Cj. 204

Telefone:
+55 11 5585.4355
+55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Tubotech 2021. All Rights Reserved.