fbpx

05 a 07 de Outubro de 2021

13h às 20h

(11) 5585-4355 / (11) 3159-1010

comercial@fieramilano.com.br

Cipa Fiera Milano

Logo Tubotech

05 a 07 de Outubro de 2021

13h às 20h

Cipa Fiera Milano

Logo Tubotech

Cipa Fiera Milano

Lixo eletrônico vira revestimento para aços

25 de agosto de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pesquisadores da Universidade de Nova Gales de Sul, na Austrália, a partir de um processo de reciclagem de lixo eletrônico, desenvolveram um revestimento ideal para a proteção de superfícies metálicas contra desgaste e corrosão. O objetivo é gerar um novo tipo de material híbrido, a partir de itens já descartados, com custos mínimos.

O estudo foi baseado em trabalhos já desenvolvidos por outras equipes, transformando restos de vidro e plástico em cerâmica, rica em sílica, e ampla aplicabilidade. No entanto, a abordagem não se aplica aos eletrônicos muito antigos, que concentram grande diversidade de materiais e, portanto, dificultam a separação.

Os pesquisadores trituraram monitores de computadores antigos e aqueceram pó resultante a 1500 °C, dando origem a nanofios de carbeto de silício. Sobre uma placa de aço, os pesquisadores misturaram os nanofios e o pó de placas de circuito impresso. A mistura de lixo eletrônico foi aquecida a 1000 °C, fundido os materiais sobre o aço.

Imagens do metal revestido (feitas por microscopia) mostram que nem mesmo ferramentas de corte conseguem danificar o novo material, que permanece fixado ao aço sem lascas ou rachaduras. O revestimento conferiu um aumento de 125% à dureza do aço (mais do que o dobro).

Os pesquisadores chamam esse processo de “microrreciclagem seletiva”, oriunda de “microcirurgia de material”. De acordo com eles, o processo tem potencial para transformar o lixo eletrônico em novos revestimentos avançados para superfícies, sem o uso de matérias-primas caras.

FONTE:
USINAGEM BRASIL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

COMUNICADO IMPORTANTE
BOLETOS FALSOS

CLIQUE E SAIBA MAIS
close-link