Montadoras puxam produção e indústria de SP retoma nível pré-crise, mostra IBGE
Maior e mais diversificada do país, a indústria de São Paulo passou a operar em setembro nos níveis anteriores à pandemia, mostram dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados da pesquisa mostram que a produção da indústria de São Paulo cresceu 5% de agosto a setembro. Com o bom desempenho, o setor opera agora 4,4% acima de fevereiro, o mês que antecedeu as medidas de isolamento social contra a pandemia.
Segundo Bernardo Almeida, analista do IBGE, as montadoras foram as grandes responsáveis pela alta do setor em setembro, seguidos pela produção de máquinas e equipamentos. O IBGE não detalha, porém, as variações dos setores, regionalmente, com ajuste sazonal.
“A recuperação também está relacionada às medidas de do governo, como auxílio emergencial e liberação de recursos do fundo de garantia, além das medidas de proteção do emprego e de empresas”, disse.
Para o analista, o desafio para o crescimento da indústria está no mercado de trabalho, com seus quase 14 milhões de desempregados. “É também possível dizer, intuitivamente, que a redução do auxílio emergencial pela metade pode ter algum reflexo para o setor”, acrescentou.
“A alta de 5% foi a quinta taxa positiva consecutiva de São Paulo. Nesse período, o Estado de São Paulo já acumulou um ganho de 46,6% e está 4,4% acima do patamar de produção de fevereiro de 2020”, disse Almeida, durante entrevista coletiva online.
AÇO BRASIL