Um capacete equipado com óculos de realidade aumentada para manutenção remota de equipamentos está entre as tecnologias que a Inductotherm Group Brasil trouxe para a Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes. A empresa é líder mundial na fabricação de equipamentos de aquecimento por indução para diversas aplicações, como solda de tubos longitudinais, por exemplo.
De acordo com Sandro Nunhes Ribeiro, diretor Comercial da empresa, o equipamento de realidade aumentada foi desenvolvido durante a pandemia, período no qual a manutenção presencial ficou impossibilitada. Hoje, a solução batizada de SuperVizor™ se tornou uma ferramenta para dar agilidade e eficiência para os clientes da empresa.
“Em vez do técnico ter que se deslocar até a linha de produção de nosso cliente, ele pode dar as orientações remotamente”, conta Ribeiro. Ele explica que para isso são necessários dois equipamentos, um com o técnico e outro no local da manutenção. Conectados, eles permitem que um veja, em tempo real, exatamente o que o outro está vendo na outra ponta, com a possibilidade de manusear virtualmente diagramas e documentações necessários à assistência técnica.
Ribeiro enfatiza que esta solução traz ganhos de produtividade, agilidade na solução de problemas, redução de custos de manutenção e suporte guiado passo a passo.